INFORMAÇÕES

Envie informações para o blog. WhatsApp 99193 6270 ou e-mail: otavioaraujo19@hotmail.com. Otávio Araújo é correspondente da Rádio Clube do Pará para o sul do Pará.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Tucumã: Etnia Kayapó Bebêngokre participará dos Jogos Mundiais Indígenas em Palmas (TO)

Quatro etnias paraenses vão participar da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), em Palmas, no Tocantins. A competição vai reunir mais de dois mil atletas representantes de 24 povos nacionais e 24 de outros países, a exemplo do México, que enviará 50 integrantes de 44 etnias. Serão 12 dias de competição e de confraternização de culturas.

Serão representantes paraenses as etnias Assurini do Tocantins, de Tucuruí; Gavião Kyikatêjê e Gavião Parkatêjê, que vivem na terra indígena Mãe Maria, localizada no município de Bom Jesus do Tocantins; os Wai-Wai do município de Oriximiná; e os Kayapo Mebêngokrê, do município de Tucumã.

Eles competirão em grande parte das modalidades como, canoagem, corrida de rua, natação, arco e flecha, tiro de lança, corrida com tora, futebol masculino e feminino, além de jogos de demonstração.