INFORMAÇÕES

Envie informações para o blog. WhatsApp 99193 6270 ou e-mail: otavioaraujo19@hotmail.com. Otávio Araújo é correspondente da Rádio Clube do Pará para o sul do Pará.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Celpa alerta para fatores que podem aumentar a conta de energia elétrica

Fuga de corrente elétrica em imóveis é um dos fatores. Instalações elétricas antigas podem contribuir para que ocorra desperdício.

O aumento no valor da conta de energia elétrica nos últimos meses não tem agradado o consumidor paraense. Além dos reajustes previstos pela Aneel, há outros fatores que podem aumentar ainda mais o valor final do serviço, como a fuga de corrente elétrica em imóveis.

Segundo a concessionária de energia elétrica do Pará, a Celpa, a situação ocorre quando há problemas no isolamento das fiações e conexões. Assim como ocorre nos vazamentos de água, a evasão de corrente também é registrada pelo medidor e o cliente acaba pagando por algo que não utilizou.

O alerta é para as instalações elétricas antigas, precárias, com emendas e com aterramento irregular, que propiciam a fuga. De acordo com a Celpa, para saber se há algo de anormal, o cliente deve analisar o consumo registrado em suas contas mensais.  Caso perceba um aumento sem justificativa, é provável que exista algum problema nas instalações elétricas. (G1/PA)