INFORMAÇÕES

Envie informações para o blog. WhatsApp 99193 6270 ou e-mail: otavioaraujo19@hotmail.com. Otávio Araújo é correspondente da Rádio Clube do Pará para o sul do Pará.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

“Valor de migração da AM para FM será divulgado na terça”, diz ministro André Figueiredo

Os valores que emissoras de rádio de todo o Brasil terão de pagar para migrar da faixa AM para FM serão conhecidos na próxima terça-feira (24). O anúncio foi feito nesta quarta-feria (18) pelo Ministro das Comunicações, André Figueiredo, durante audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática, na Câmara dos Deputados.

Figueiredo revelou que a presidenta Dilma Rousseff vai assinar, no próximo dia 24, o decreto que estabelece as tarifas divididas em seis faixas de valores. Essa tabela foi elaborada levando em consideração fatores como abrangência, localização e alcance das emissoras.
Existem atualmente, no Brasil, 1.781 emissoras de rádio AM, sendo que 1.386 pediram para mudar para de faixa. O ministro disse que cerca de 1 mil rádios AM poderão fazer a migração para FM já em 2016. "As tarifas estão dentro do que o setor de radiodifusão espera e também adequadas para que o governo promova essa mudança."
Na audiência com os parlamentares, André Figueiredo lembrou ainda que a migração das rádios está relacionada também com a implantação do sistema de TV digital no país, que começa em 2016 e vai até 2018. Os canais de TV 5 e 6 serão desocupados com a digitalização e serão destinados para a faixa estendida do FM nos municípios.