INFORMAÇÕES

Envie informações para o blog. WhatsApp 99193 6270 ou e-mail: otavioaraujo19@hotmail.com. Otávio Araújo é correspondente da Rádio Clube do Pará para o sul do Pará.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

PA: Polícia Federal desarticula quadrilhas que fraudavam a Previdência

Entre os investigados há um servidor de uma Agência da Previdência Social. Estima-se que o prejuízo causado aos cofres públicos ultrapasse R$ 8 milhões.

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta quinta-feira (25), 11 mandatos de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária, 12 de condução coercitiva e 19 de busca e apreensão nos estados do Pará e Maranhão. A ação faz parte das operações "Contumácia e Pseudônimo SR/PA”, deflagrada pela PF em conjunto com os ministérios Público Federal e da Previdência Social para desarticular quadrilhas que fraudavam a Previdência Social.

A quadrilha se especializou na criação de pessoas fictícias, a partir de registros de documentos falsos como certidões de nascimento, casamento, registro geral, bem como a inserção de vínculos trabalhistas. Entre os investigados há um servidor de uma Agência da Previdência Social, que habilitava e concedia os benefícios assistenciais.

As investigações tiveram início em 2014 para apurar denúncias de irregularidades na concessão de benefícios previdenciários, especificamente benefício de pensão por morte, assim como benefício assistencial de prestação continuada (amparo ao idoso). Estima-se que o prejuízo causado aos cofres públicos de ambas as fraudes ultrapasse R$ 8 milhões.