INFORMAÇÕES

Envie informações para o blog. WhatsApp 99193 6270 ou e-mail: otavioaraujo19@hotmail.com. Otávio Araújo é correspondente da Rádio Clube do Pará para o sul do Pará.

terça-feira, 8 de março de 2016

EXCLUSIVO: Comissão promove abaixo-assinado para implantação de Delegacia Especializada da Mulher em Tucumã

(Com Informações de Roney Wydiamaior e colaboração de Otávio Araújo)

ATENÇÃO: Qualquer jornal, rádio, site e programas de TVS que divulgarem o conteúdo, por favor, deem o crédito aos jornalistas que produziram a reportagem.


Jovem Fabrisleia 
Uma comissão de mulheres do município de Tucumã tendo à frente representantes de Movimentos Sociais (MS), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Pastoral da Juventude do Alto Xingu (PJ), está fazendo um abaixo-assinado para a implantação da Delegacia Especializada da Mulher em Tucumã. 
Marluce Martins, mãe de Fabrisleia

O objetivo é colher 3 mil assinaturas como forma de sensibilizar o Governo do Estado do Pará sobre a necessidade da criação do órgão no município. Na última segunda-feira foi entregue na Câmara Municipal um abaixo-assinado com aproximadamente mil assinaturas que foram coletadas no último domingo (06) na Missa da Igreja Católica e no Mercado Municipal, locais com grande circulação de pessoas. 

Comissão Organizadora
Mulheres da comissão organizadora do abaixo-assinado estiveram reunidas durante a realização da sessão ordinária dos parlamentares, acompanhando a votação de um requerimento de autoria do Presidente do Poder Legislativo de Tucumã, José Valnei Pinto de Oliveira (Tiririca), o qual teve aprovação unânime dos vereadores presentes e na ocasião foram entregues as assinaturas do abaixo-assinado. 

Abaixo-assinado
Vereadores recebem o abaixo-assinado

De acordo com Maria Iremi Oliveira ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tucumã, as jovens e representantes da Pastoral da Juventude do Alto Xingu, Thaiane de Sousa Araújo, e de Agnes Kronenberg da Silva, represente da Comissão Pastoral da Terra no município de Tucumã, informam que o abaixo-assinado para colher assinaturas na comunidade é uma forma de pressionar o Governo do Estado a implantar no município uma Delegacia Especializada da Mulher.

Na região sudeste que englobam 15 municípios só há uma Delegacia da Mulher na cidade de Redenção e uma casa de apoio das mulheres no município de Xinguara, o que certamente dificulta a efetivação de uma política pública e de uma efetiva medida integrada de prevenção que a Lei Maria da Penha garante. As mulheres tucumaenses vêm sofrendo muito, inclusive tendo vidas ceifadas como foi o caso da morte cruel e trágica da jovem Acadêmica de Direito, Fabrisleia Venâncio Martins, que teve o corpo carbonizado em uma estrada vicinal. 
Populares lotaram o plenário da Câmara

No cabeçalho do documento da comissão organizadora do abaixo-assinado relata que diante da violência contra mulheres há grande preocupação com a violência que vem aumentando mais e mais, como, por exemplo, o triste e horrível fato da morte da Fabrisleia na última semana de fevereiro. Em outro trecho do documento diz que: Mulheres e toda a sociedade tucumaense estão promovendo este abaixo-assinado reivindicando às autoridades uma Delegacia de Mulher para o município.

Caso de violência
Carta feita pela mãe da jovem
No fim do mês de fevereiro os munícipes receberam a triste informação de violência contra mulher. A universitária do curso de direito, Fabrisleia Venâncio Martins, 18 anos, foi brutalmente assassinada. A polícia está investigando quem praticou esse crime. Seu corpo foi encontrado parcialmente carbonizado, em uma estrada vicinal nas proximidades do limite dos municípios de Tucumã e Ourilândia do Norte. 

Carta
A mãe da jovem Fabrisleia, dona Marluce Martins dos Santos, escreveu uma carta de próprio punho, a qual será anexada ao abaixo-assinado, relatando a história de vida da família, sendo pioneira do município de Tucumã e transcreveu em poucas linhas todo o amor que tinha pela a filha. Dona Marluce dos Santos finaliza a carta pedindo que justiça seja feita e pede punição.

Encaminhamentos
O Presidente da Câmara de Vereadores de Tucumã, José Valnei Pinto de Oliveira (Tiririca) e todos os vereadores irão entregar nos próximos dias, nas mãos do Governador Simão Jatene, cópia da aprovação do requerimento solicitando providências na elucidação do crime e a construção de uma Delegacia Especializada da Mulher para o município, bem como serão entregues as assinaturas do abaixo-assinado.