INFORMAÇÕES

Envie informações para o blog. WhatsApp 99193 6270 ou e-mail: otavioaraujo19@hotmail.com. Otávio Araújo é correspondente da Rádio Clube do Pará para o sul do Pará.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Palmas: Partidos apontam pelo menos 10 pré-candidatos à Prefeitura

Levantamento foi feito pelo G1, com todas as legendas registradas no TO. Entre os nomes estão o ex-prefeito Raul Filho e a vice-governadora do estado.

Em um levantamento feito pelo G1, os partidos apontaram pelo menos 10 pré-candidatos à Prefeitura de Palmas, nas eleições de 2016. Entre os nomes, está o do atual prefeito Carlos Amastha (PSB). Além dele, o ex-prefeito Raul Filho tenta voltar ao comando da capital tocantinense. Na relação estão também a vice-governadora Cláudia Lelis (PV), além de deputados e vereadores.
Os nomes escolhidos devem ser confirmados durante as convenções partidárias, realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. Mas os partidos já começam as articulações para escolha dos candidatos. O prazo para troca de legenda terminou no sábado (2).
DEM
O Democratas tem como pré-candidato o apresentador de televisão Marcão Poggio, mais conhecido como Marcão do Povo. Caso o nome dele seja aprovado na convenção partidária, ele disputará as eleições pela primeira vez. Marcão se filiou ao partido no mês passado, com o intuito de concorrer ao cargo.
PDT
O partido confirmou a pré-candidatura de Luana Ribeiro. Em 2014, ela foi eleita para o terceiro mandato como deputada estadual. Luana foi candidata à prefeitura de Palmas nas eleições passadas.
PEN
Também figura na lista de pré-candidatos, o ex-deputado estadual, sargento Aragão. Em 2014, ele foi candidato a senador pelo PROS, mas não foi eleito. O político assumiu o Partido Ecológico Nacional em julho do ano passado.
PR
O pré-candidato é o ex-prefeito Raul Filho. Ele já foi deputado estadual pelo Tocantins e prefeito de Palmas nos anos de 2004 e 2008. Se filiou ao Partido da República em agosto do ano passado.
PROS
O Partido Republicano da Ordem Social apresentou dois pré-candidatos: o deputado estadual Eli Borges, que está no seu quarto mandato e o vereador Júnior Geo.
PSB
O atual prefeito da capital, Carlos Amastha, disputará novamente as eleições. Em 2012, ele venceu a disputa pelo cargo com 49,65% dos votos válidos.
PSC
O Partido Social Cristão tem como pré-candidato o vereador e pastor João Campos. Ele iniciou a carreira política em 2012, quando foi eleito vereador. Em 2014, disputou uma vaga na Câmara Federal, mas não conseguiu se eleger.
PT
O deputado estadual Zé Roberto é o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores. Em 2014 ele foi eleito pela segunda vez para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa.
PV
Claudia Lelis é a pré-candidata pelo Partido Verde. Ela foi feita vice-governadora nas eleições de 2014.

Outros partidos
Presidentes e membros de alguns partidos informaram que vão definir as pré-candidaturas nos próximos dias. São eles: PCB, PHS, PMDB, PRTB, PSDB, PT do B.
O PRP e o PSL já declararam apoio à candidatura do prefeito Carlos Amastha.
O PTC informou que não vai lançar candidatura própria.