INFORMAÇÕES

Envie informações para o blog. WhatsApp 99193 6270 ou e-mail: otavioaraujo19@hotmail.com. Otávio Araújo é correspondente da Rádio Clube do Pará para o sul do Pará.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

São Félix do Xingu: Movimentos sociais da PA-279 ocupam sede do Incra

O movimento durou todo o dia de sexta-feira
Integrantes da Federação dos Trabalhadores do Estado do Pará (FETRAGRI), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) composta por movimentos sociais e trabalhadores rurais dos municípios de Tucumã, Ourilândia do Norte e de São Félix do Xingu ocuparam neste fim de semana a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em São Félix do Xingu. A ocupação ocorreu na sexta-feira (10)

O movimento foi de caráter nacional e no Estado do Pará, e além de São Félix do Xingu, foram registradas ocupações nas Superintendência Regional do Incra em Marabá e de Santarém. A pauta de reivindicação abrange o retorno do Ministério do Desenvolvimento Agrário, reforma agrária nos assentamentos e melhoria para os funcionários do Incra, entre outras reivindicações.

Os movimentos sociais são contra a uma medida provisória (MP 726/16) do Presidente Interino do Brasil, Michel Temer, que extinguiu os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que passaram a ter as atividades unificadas no novo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. (Roney Wydiamaior)