INFORMAÇÕES

Envie informações para o blog. WhatsApp 99193 6270 ou e-mail: otavioaraujo19@hotmail.com. Otávio Araújo é correspondente da Rádio Clube do Pará para o sul do Pará.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

TO: Idosa de 101 anos impressiona pela disposição e boa memória

Vó Bené mora em Novo Jardim, a 376 km de Palmas. Ela lembra de datas e acontecimentos que nem os netos recordam.
Benedita possui boa memória aos 101 anos de vida

Uma idosa de 101 anos, moradora de Novo Jardim, a 376 km de Palmas, tem uma memória impressionante. Ela nunca estudou, mas cita versos e canta músicas aprendidas na infância. Benedita Aires Cerqueira, conhecida como vó Bené, também coleciona histórias e guarda na memória datas que nem os filhos e netos conseguem lembrar.

Eu lembro de coisa de quando eu era novinha, quando eu nem sonhava em falar em casamento. Eu lembro de coisas que meus filhos não lembram. Eu tive meu primeiro menino no dia 29 de abril de 1934. Eu me casei no dia 26 de setembro de 1933", argumenta.

A disposição da jovem senhora também impressiona. Ela anda por todo canto, gosta de conversar e faz o próprio café e os bolos caseiros.

As cantigas, que ela entoa com tanta maestria, aprendeu quando criança e nunca mais esqueceu. Nativa da região, ela ficou viúva há 29 anos, mas é cercada de carinho.

Vó Bené escuta bem e enxerga melhor ainda. Conta que nunca frequentou a escola, aliás a escola dela é a experiência e os ensinamentos da vida. Foi assim que ela educou os 10 filhos. (G1/TO)