INFORMAÇÕES

Envie informações para o blog. WhatsApp 99193 6270 ou e-mail: otavioaraujo19@hotmail.com. Otávio Araújo é correspondente da Rádio Clube do Pará para o sul do Pará.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Tucumã: Colonos desocupam prédio da Funai por ordem judicial

Frente do prédio da Funai em Tucumã
Os colonos da região da Apyterewa, reserva indígena localizada no município de São Félix do Xingu, desocuparam o prédio da Funai, localizado em Tucumã, atendendo ordem judicial impetrada pela Funai, na Justiça Federal em Redenção. A ordem foi cumprida no início da tarde desta quarta-feira (01).
Colonos deixam o prédio carregando colchões

Nesta quarta-feira já completava  dias que os colonos ocupavam o prédio em forma de protesto para negociar com a Funai a desocupação da área ocupada pelas famílias há mais de 30 anos.

A terra indígena Apyterewa, é um território de ocupação tradicional do povo Parakanã, que foi homologado por decreto presidencial, em 2007. Mas atualmente, apenas 20% da área de mais de 700 mil hectares está sob a posse plena dos indígenas.

Cerca de 200 famílias vivem na área há mais de 30 anos. As famílias não estão dentro da área da reserva indígena antiga, e sim dentro da área da reserva que foi ampliada pelo governo federal. (Otávio Araújo, com informações de Renildo Ferreira)