INFORMAÇÕES

Envie informações para o blog. WhatsApp 99193 6270 ou e-mail: otavioaraujo19@hotmail.com. Otávio Araújo é correspondente da Rádio Clube do Pará para o sul do Pará.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Três municípios do sul do Pará serão beneficiados com "Pacto Cacau Floresta"

A economia da região será alavancada
O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), e em conjunto com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a ONG ambientalista global The Nature Conservancy (TNC), vai desenvolver ações para assegurar a expansão da cacauicultura paraense de forma livre de desmatamento.

O chamado “Pacto Cacau Floresta” será assinado durante a reunião da Câmara Setorial Nacional e Estadual da Cacauicultura, marcada para esta sexta-feira (23), em Belém.

Entre os compromissos assumidos com o pacto está a promoção do plantio de cacau em sistemas agroflorestais e garantia da melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares nos municípios de São Félix do Xingu, Tucumã e Ourilândia do Norte. A região foi escolhida por ser um importante polo produtor de cacau do Estado do Pará e, ao mesmo tempo, vir sofrendo elevada pressão de desmatamento e degradação de áreas produtivas junto à agricultura familiar.

As metas estabelecidas no pacto para serem atingidas até 2020 nos municípios de São Félix do Xingu, Tucumã e Ourilândia do Norte são: implantar pelo menos cinco mil hectares de cacau livre de desmatamento, em sistemas agroflorestais em áreas já consolidadas pela agropecuária, incluir pelo menos mil famílias com novos plantios de cacau, restaurar 200 hectares de áreas de preservação permanente (matas ciliares e nascentes), capacitar técnicos agropecuários em boas práticas produtivas, implantar pelo menos 20 unidades familiares de referência de produção de cacau e implantar uma plataforma online com informações sobre a produção, produtividade, previsão de safra e economia do cacau em sistemas agroflorestais. (Agência Pará/ Simone Romero)