INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

domingo, 7 de janeiro de 2018

Tucumã (PA): Folia de Reis mantém tradição religiosa

Encerramento no sábado (06) a tradicional festa de “Folia de Reis” de Tucumã, realizada na Fazenda Deus de Aliança, na vicinal P -2, entrada da Agrovila do Cuca, no sentido Tucumã a São Félix do Xingu. O evento de cunho religioso e cultural foi recepcionado pelo pecuarista Antônio Josa e família Vasconcelos. 

A passagem da folia começou no dia 31 de dezembro e percorreu 09 regiões do interior de Tucumã (Vicinal 20, P-3, P -5, P-6, P-7, Vicinais Santo Antônio, Jabuti, Comunidade São Lucas no Pau Ferrado.

A Folia de Reis é comandada pelo grupo da Companhia dos Três Reis de Tucumã, sob a presidência do folião Erickson Bernardo Mota, que entoam canções saudando o Menino Jesus e os Reis Magos pelas casas onde passam e são recebidos com muita atenção e entusiasmo.

História
A manifestação é uma tradição que relata quando os três Reis Magos – Gaspar, Belchior e Baltazar – viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Consta que naquela ocasião ofereceram ao Menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. (Reportagem: Roney Wydiamaior)