INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

domingo, 25 de fevereiro de 2018

HISTÓRIA: Nego Abílio foi o primeiro vereador por Redenção

Nego Abílio e esposa Maria Ribeiro

Uma postagem feita no face book pelo editor do blog, Otávio Araújo, despertou muita curiosidade sobre quem foi o primeiro vereador por Redenção. Foram muitos comentários, mas quem primeiro deu uma resposta correta foi o advogado Everaldo Cunha, o Dr. Cunha, que é natural de Conceição do Araguaia e vivenciou essa época.

Em 1972 Redenção era uma pequena vila e pertencia ao município de Conceição do Araguaia. Abílio Ramos, conhecido por Nego Abílio, morava em Redenção, com sua esposa a Professora Maria Ribeiro, e concorreu ao pleito em 1972, sendo eleito com 342 votos. Na época o prefeito era Dr. Alberto Maranhão Lima.

Anos depois, a sua esposa Maria Ribeiro recebeu homenagem em Redenção com seu nome em uma rua no centro velho, próxima da escola Palma Muniz.

Nego Abílio é irmão da primeira esposa do pioneiro de Redenção, Gerudes Gomes, que fundou a primeira rádio de Redenção (rádio Oriente de Redenção).

Atualmente Nego Abílio reside em Conceição do Araguaia, junto com sua esposa, Maria Ribeiro.

Em 1908, o então governador do Pará, Augusto Montenegro, elevou o povoado à categoria de cidade de Conceição do Araguaia para fazer frente às ameaças do estado de Goiás de anexar a área a seu território.

MAIS
Segundo Valdemar, o Vat do Pit Dog, depois de Nego Abílio, mais dois moradores da vila Redenção foram eleitos vereadores em Conceição do Araguaia: José de Queiroz e José Pinto, na época o prefeito era Giovanni Queiroz. José de Queiroz chegou ser delegado em Redenção.
Giovanni Queiroz foi prefeito de Conceição do Araguaia entre 1977 e 1982 pela ARENA.
Valdemar do Pit Dog chegou a Redenção em 1969 onde vive até hoje.
(Otávio Araújo, com a colaboração do Dr. Cunha e Valdemar do Pit Dog).