INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Pau D`Arco (PA): Após um ano da chacina, fazenda Santa Lúcia volta ser ocupada por posseiros

A chacina que deixou 10 mortos em Pau D’arco, sul do estado, completa nesta quinta-feira (24) um ano. Cerca de 70 famílias voltaram a ocupar a fazenda Santa Lúcia e a situação é tensa no local. Os 15 policiais acusados de participar das mortes estão presos.

A área de quase seis mil hectares foi batizada como acampamento ‘Jane Júlia’, em homenagem a única mulher entre as dez vítimas da chacina. Muitos posseiros já começaram a transformar os lotes em pequenas propriedades rurais. No local foram feitas plantações de alguns grãos, um poço e até um criadouro de gado.

As famílias temem por novos conflitos. Após a execução de dez posseiros um ano atrás, outros dois sem terras foram assassinados. Os ocupantes afirmam que a principal causa de desentendimentos é a incerteza sobre a regularização das terras.

Os donos da fazenda Santa Lúcia aceitaram vender as terras para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no valor de 22 milhões de reais, mas a negociação ainda está em análise pelo governo federal. Neste mês de maio a justiça determinou a reintegração de posse da fazenda, a ordem pode ser cumprida a qualquer momento. (G1/PA)