INFORMAÇÕES

sábado, 12 de maio de 2018

Redenção, 36 anos: De Arcelide a Iavé

Do sorriso de uma criança à voz firme do professor Redenção está se edificando.

Iavé (atual prefeito) e Arceline (primeiro prefeito)

Lá se vão 36 anos de emancipação político-administrativa. Quem nasceu no dia 13 de maio de 1982 hoje é uma pessoa adulta, até com família formada, assim, o município de Redenção já tem idade para ser formado, porém, ainda necessita de muita coisa para ser grande, mas caminha com passos firmes para isso acontecer.

O inicio da administração foi feito pelo prefeito Arcelide Veronese – que ficou no mandato por seis anos -, e enfrentou muitos desafios para edificar o município, pois praticamente começou do zero. Hoje, esse desafio está nas mãos do atual prefeito, Iavé Araújo.

Redenção, que significa libertação, hoje acolhe pessoas de toda parte do Brasil e até de alguns países, todos em busca de um lugar aprazível para morar e ganhar a vida. É a cidade polo do sul do Pará. Com economia pujante o município conta com o maior número de agências bancárias da região, enormes supermercados, grandes concessionárias de carros, motos e máquinas agrícolas, além de inúmeras lojas especializadas.

Hoje, Redenção, também é polo na saúde e na educação com várias clínicas especializadas e universidades com cursos nas áreas da educação e saúde.

Mas, a história do município é contada desde o final da década de 60, quando aqui chegaram os primeiros pioneiros com o objetivo de formar grandes fazendas, mas com o passar dos anos, com a exploração da madeira e do ouro, Redenção teve uma expansão populacional muito grande e se tornou o município mais importante do sul do Pará. (Otávio Araújo).