INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Sul do Pará: Operação Assírios em Redenção e Rio Maria referentes a 2013

A Delegacia de Repressão a Defraudações Públicas (DRDP), unidade vinculada à  Divisão de Repressão ao Crime Organizado Pará (DRCO), com apoio do Ministério Público do Estado (MPE), está desde cedo em Redenção, Rio Maria e Belém, executando a operação Assírios que reprime crimes contra a administração pública municipal referente ao ano de 2013.

O esquema fraudulento por trás de contratos administrativos ultrapassa R$15 milhões. Os delegados de polícia Tarsio Martins e Carlos Vieira coordenam a operação, junto com o promotor Leonardo Caldas.

Já foram cumpridos 23 mandados judiciais, sendo 18 de busca e apreensão e cinco de prisão. Em Redenção, estão presos dois empresários e dois servidores públicos.

Também houve busca e apreensão de documentos nas sedes de empresas, além das Secretarias de Administrações, escritórios de contabilidade e residências de servidores públicos municipais e empresários.

Segundo a investigação, os envolvidos montaram uma espécie de cartel e se revezavam como vencedores nas licitações municipais. Os objetos dos contratos eram serviços de aluguel de máquinas e de construção.

O nome da operação faz referência ao povo assírio, que tinha sua economia baseada em expropriações. (MPE).