INFORMAÇÕES

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Redenção (PA): Escola Deuzuíta conquistou três primeiros lugares e um segundo lugar na I Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará

Professores e alunos da Escola Estadual Deuzuíta Queiroz, de Redenção, conquistaram três primeiros lugares e um segundo lugar da I Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará, evento realizado em Marabá.

O diretor da escola, Sérgio Ricardo, destacou a importância desses resultados positivos para a educação do município e da região.

Os projetos vencedores: Microscópio Acessível de Alta Projeção; Aquecedor de Água Alternativo; Dicionário de Gíria e Expressões Populares Entre os Alunos da Escola Deuzuíta; e em 2º lugar CICLO GERADOR DE ENERGIA (POWER BIKE).


Projeto: Microscópio Acessível de Alta Projeção
Professor Orientador Aerton Franscisco de Lima
Autores Samuel Filipe Lopes Alves e Guilherme Silva Cerpa
1º lugar
Na área de ensino de Ciências e suas tecnologias, especialmente na parte da citologia é de suma importância associar a teoria e a prática. Dentre tantas possibilidades, uma que se sobressai é a utilização de microscópio nas atividades pedagógicas.  Entretanto, o custo elevado inviabiliza o acesso de tal instrumento, dessa forma esse projeto objetiva apresentar uma alternativa viável de produção e utilização de microscópio acessível de alta resolução nas unidades escolares.


Projeto: Aquecedor de Água Alternativo
Professor Orientador Aerton Francisco de Lima
Autores Carlos Eduardo Silva Guimarães e Valentino Coelho Silva
1º lugar
As fontes de energia sustentável têm configurado como alternativas em um momento social que instiga a atenção com meio ambiente. Dessa forma, esse projeto pretende apresentar um modelo de aquecedor de água a partir de garrafas pets e caixas de leite. Utilizou-se pesquisa bibliográfica e realização de experimentos testando o modelo proposto tendo como base os estudos sobre densidade, efeito estufa e transmissão de calor por convecção.

Projeto: Dicionário de Gíria e Expressões Populares Entre os Alunos da Escola Deuzuíta
Professor Orientador Valderes França Nunes Alves
Autores Lívia Araújo de Oliveira e Andressa Desengrini Mayer

1º lugar
As gírias constituem-se códigos linguísticos comuns ao vocabulário dos jovens. Entretanto, seu registro e significado são desconhecidos por uma parte considerável da sociedade. Dessa forma, esse trabalho pretende apresentar as gírias mais comuns ao universo juvenil e organizá-las em um dicionário produzido pelas discentes. Para tanto se utilizou uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Finalizamos organizando e formatando os dados em um dicionário linguístico.

Projeto: CICLO GERADOR DE ENERGIA (POWER BIKE)
Professor Orientador André Leozir Siqueira
Autores Augusto Soares Nunes da Silva e Higor Rozette Vicente Guimarães
2º lugar
O ciclismo é uma atividade esportiva cujo número de adeptos vem crescendo em nosso município. Dessa forma, ao entrevistar praticantes desse esporte, ouvimos deles a reclamação de dificuldades em conciliar a prática esportiva e a utilização de aparelho celular. Os entrevistados indicaram que comumente escutavam música ao andar de bicicleta, e que ansiavam desfrutar do exercício e ouvir uma boa música, sem a preocupação do aparelho descarregar. Em seguida, pesquisamos alternativas para conciliar essas duas atividades, sem que uma interfira ou impeça a realização da outra.