INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sexta-feira, 15 de março de 2019

Conceição (PA): Padre fala sobre o sentido da Quaresma para os católicos

A Quaresma é o período entre a Quarta-feira de Cinzas (primeiro dia após o Carnaval) e o Domingo de Ramos (anterior ao Domingo de Páscoa). É uma época cercada de simbologia e fé. Também é o tempo em que os fiéis aproveitam para pagar promessas e fazer penitências. Muitos não comem carne vermelha, outros se abstêm de refrigerantes e redes sociais. O jejum também é praticado, especialmente pelos católicos mais tradicionais.

Durante o período da Quaresma os cristãos dedicam-se de forma mais intensa à reflexão e à conversão espiritual, e se recolhem em oração e penitência, para lembrar não só os 40 dias de Cristo no deserto, como também que Ele suportou a cruz. O nome 'Quaresma' se refere aos 40 dias que Jesus viveu no deserto, o que lembra recolhimento.

Segundo o padre Pedro Viana, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, “a Quaresma é um momento em que as pessoas se voltam mais pra Deus”. Sobre o jejum, ele disse que o rito deve ter um propósito definido: buscar intimidade com Deus. “O jejum é uma renúncia dos prazeres da carne, não deve ser encarado apenas como um regime, e é essencial que seja acompanhado da oração e da caridade, se não for assim, não faz nenhum sentido”, disse.

PROGRAMAÇÃO
A programação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição para a quaresma inclui missas, todas as sextas, ás 5h; visitação aos projetos sociais Emaús, São José, Sonho de Mãe, Bernadete e Educart, que com apoio dos membros da Paróquia atendem mais 500 jovens carentes; via sacra ás sextas, sábados e domingos, ás 18h; procissão do Domingo de Ramos; missa lava pés, na quinta-feira santa; celebração da Santa Cruz, na Sexta-feira da Paixão, e a missa no Domingo de Páscoa. (Delmiro Silva)