INFORMAÇÕES

segunda-feira, 27 de maio de 2019

PA: Detran orienta Pessoas com Deficiência sobre processo de habilitação

Com a realização de um procedimento similar ao de rotina, Pessoas com Deficiência (PcD) também podem ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É preciso apenas, além dos documentos previstos pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), realizar alguns exames, momento em que uma junta médica irá avaliar a limitação física e capacidade do candidato de conduzir um veículo. No total, são 736 PcDs habilitadas, no Pará, para dirigir.

A CNH do portador de necessidade especial vem com uma observação na parte de trás do documento. Os motoristas também contam com isenção de impostos na compra de um novo carro, desde que façam o exame médico e se dirijam à Delegacia da Receita Federal para solicitar o benefício.

O carro primeiro precisa passar por uma vistoria no Detran e, em seguida, o candidato terá que realizar uma vistoria para o veículo poder ser inspecionado por um especialista do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que determinará se as adaptações estão de acordo com as leis de trânsito brasileiras. Após isso feito, ele retornará ao Detran para emissão do documento, indicando as adaptações presentes no automóvel.