INFORMAÇÕES

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Marabá sedia II edição do Congresso Cristão de Surdos

O II Congresso Cristão de Surdos de Marabá e região realizado na Primeira Igreja Batista em Novo Horizonte, nos dias 29 e 30 de junho se consolida como um evento de inclusão, acessibilidade e amor. Mais de 100 surdos que vieram das cidades paraenses de Belém, Parauapebas, Eldorado dos Carajás, Tucuruí, São Domingos do Araguaia, Marabá, Canaã dos Carajás, Itupiranga e Altamira, das cidades maranhenses de Imperatriz e Grajaú, além de Goiânia – GO, além de ouvintes que vieram também da cidade de São Paulo – SP e Parnaíba – PI participaram dessa festa que marca mais uma vez a história da cidade de Marabá.

Com uma vasta programação que contou com oficina para casais surdos – ministrada pelo casal surdo Francisco e Adriana, oficina de música ministrada pelo maestro da Primeira Igreja Batista em Novo Horizonte Walkimar Guedes, ministrações, músicas, teatro e coral em Libras, com participação dos ministérios “Mãos Ungidas”, coordenado pela intérprete de Libras Ana Pimentel e “Sinal de Amor”, coordenado pela missionária Miciléia Loiola, além do batismo de 8 surdos e a realização de cultos especiais com a Palavra de Deus sendo ministrada pelo missionário Joanílson Luiz, da Primeira Igreja Batista de Goiânia.

Pessoas das igrejas Batista Luz do Evangelho e Primeira Igreja Batista do Novo Horizonte apresentaram a peça teatral denominada “Jesus, o Plano Perfeito” em que durante a encenação o foco foi mostrar o grande amor de Deus que enviou seu Único Filho para morrer pelos pecados de toda humanidade e que os amou de maneira perfeita.

Os cantores Johás e Jerusa de Marabá - PA, Joel Sodré de Belém - PA e Elizama e Banda de Canaã dos Carajás – PA - também tiveram uma participação importante no II Congresso Cristão dos Surdos de Marabá e região, levando surdos e ouvintes a compreender a mensagem do evangelho através das canções.

Nesses dois dias tanto ouvintes quanto surdos se emocionaram com o evento que trouxe como tema: “O Amor me amou”, tendo Romanos 5:8 como divisa que diz: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.

Nove intérpretes de Libras (Aline Cely Araújo da Silva, Vera Lúcia Ferreira Viana, Mayara de Oliveira Pereira Cirqueira, Misserlani Silva Moreira, Débora Andrade, Miciléia Loiola, Monalisa Barros, Áurea Luzia de Oliveira Ferreira, Jéssica Gonçalves Malatesta) se revezaram para fazer a tradução e interpretação na Língua Brasileira de Sinais para os surdos e em voz para os ouvintes durante os dois dias de Congresso.

Pelo segundo ano consecutivo, os alunos de curso de Letras/Libras da Universidade Estadual do Pará (Uepa) participaram ativamente do evento.

Todos os surdos receberam Certificado de participação no Congresso.

Missionário Joanílson Luiz
O preletor do II Congresso Cristão de Surdos de Marabá e região foi o missionário Joanílson Luiz de 45 anos que veio da cidade de Goiânia – GO. Ele é formado em teologia pelo Seminário Teológico Batista de Goiânia. Durante o Congresso ministrou sobre o amor de Jesus Cristo, a entrega de nossas vidas a Deus, santidade e princípios cristãos.

Ele trabalha com missões urbanas em Libras há 8 anos de maneira voluntária ajudando a evangelizar surdos de Goiânia e região.

“Eu gostei muito de ter vindo participar do II Congresso Cristão de Surdos de Marabá e região. Achei a interação entre surdos e ouvintes espetacular; a inclusão acontecendo de verdade. Deus é mesmo lindo e nos trouxe aqui para ver e participar de tudo isso.  Estou muito feliz porque pude ver muitas pessoas trabalhando de forma voluntária para que o evento fosse realizado. Minha alegria maior foi ver os surdos entendendo a Palavra de Deus e compreendendo que precisam se arrepender e entregar suas vidas a Jesus Cristo porque só assim eles serão felizes de verdade. Agradeço a missionária Miciléia Loiola pelo convite, aos pastores das igrejas que estiveram apoiando o evento e o ministério em Libras aqui. Sinto-me honrado; o privilégio de participar foi todo meu”, destacou Joanílson Luiz.

População surda e Libras
A Língua de Sinais, criada pela lei nº 10.436/2002, veio para eliminar barreiras e proporcionar maior inclusão na vida de todas as pessoas, especialmente, os deficientes auditivos, que atualmente somam 9,8 milhões de brasileiros, o que representa 5,2% da população. Deste total, 2,6 milhões são surdos e 7,2 milhões apresentam grande dificuldade para ouvir, segundo pesquisa do IBGE de 2010. Há centenas de surdos espalhados pelos bairros da cidade e, que muitas vezes não frequentam nenhuma denominação religiosa por falta de intérpretes de Libras nas igrejas. A realização do II Congresso Cristão de Surdos de Marabá e região foi a oportunidade de congregá-los num evento festivo, que acima de tudo, expressou o amor.

Ministério Sinal de Amor
O Ministério Sinal de Amor que é interdenominacional abarca principalmente três igrejas em Marabá – Primeira Igreja Batista em Novo Horizonte coordenada pelo Pr. Lino de Azevedo, Igreja Batista Luz do Evangelho – coordenada pelo Pr. Pedro de Oliveira e Assembleia de Deus – Graça e Vida – coordenada pelo Pr. Adonias Cavalcante.

O Ministério hoje compreende mais de trezentas pessoas. Alguns têm aulas de Libras todos os sábados das 8h às 10 horas, na Primeira Igreja Batista em Novo Horizonte.

Alimentação no Congresso
Para dar conta de alimentar todos os congressistas foram necessários mais de 200 kg de alimentos. Cerca de 20 mulheres ajudaram na cozinha quanto ao preparo dos alimentos aos mais de 200 participantes.

Agradecimentos aos parceiros
“O II Congresso Cristão de Surdos de Marabá e região só foi possível por causa da contribuição importante de vários parceiros e queremos agradecer a Deus pelas ofertas voluntárias e de amor que disponibilizaram em prol do Congresso. São eles: Primeira Igreja Batista em Novo Horizonte, Igreja Batista Luz do Evangelho e Assembleia de Deus – Graça e Vida, Igreja Batista da Lagoinha em Marabá, Igreja Betel Brasileiro, Ministério Dynamis, Moa Brand, Universo GAP, Cursos de Letras Libras/Uepa, Karibe – Presentes, Jóias e Decorações, Depileide, Tertúlia Restaurante e Churrascaria, Agrosserras, On Line Telecom, 23ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército em Marabá, Associação de Surdos de Parauapebas, Destinar Gestão Ambiental, e tantos irmãos que nos ajudaram a realizar esse evento que não marca apenas a história das igrejas, mas do município e dessa região também”, disse a missionária Miciléia Loiola.

Na manhã de domingo (30), foi o momento de honrar as pessoas que contribuíram com o II Congresso Cristão de Surdos de Marabá e região. As pessoas receberam brindes em forma de agradecimento por toda cooperação e doação para a realização do evento no Município de Marabá. À noite foi realizado o culto de encerramento e, logo após, foi a despedida das caravanas que já se organizavam para voltar aos municípios participantes do evento.