INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Bagunça total na Terceira Divisão e Segunda Divisão do Parazão 2024

 Colabore com o blog. Pix 94 991936270


Disputadas tradicionalmente na segunda metade da temporada do futebol paraense, a Segunda Divisão e a Terceira Divisão do estadual são disputadas pelos clubes que sonham jogar o Parazão do ano seguinte. Mas, em 2024 as competições viraram uma “novela”, por conta de imbróglio envolvendo questões judiciais.

A Terceira Divisão do Paraense iniciou no dia 12 de junho, com oito clubes - Grupo A, com Amazônia, Belenense, Fonte Nova e Vênus, já o B com Gavião Kyikatejê, Pedreira, Tesla e Tiradentes. A definição ocorreu no fim de julho, quando Pedreira e Amazônia garantiram vaga na final e o acesso à Segunda Divisão.

No dia 06 de setembro, um dia antes da estreia da Segundona, Pedreira e Amazônia foram comunicados de que não poderiam estrear pelo Grupo B da competição, formado também por Izabelense e União Paraense. O motivo foi uma suspensão dos resultados da Terceirona pelo STJD, a pedido de Gavião Kyikatejê, Fonte Nova e Tiradentes, que alegaram a escalação de jogadores em situação irregular das equipes do Pedreira e Tesla, o que mudaria as semifinais da última divisão.

No dia 12 de setembro, o STJD julgou e condenou Pedreira com a perda de seis pontos e o Tesla, que perdeu três pontos pela escalação irregular. Mas, só o segundo ficou de fora da semifinal. Mesmo punido, o Pedreira avançou no segundo lugar do grupo B e reencontrou o Amazônia na reedição do confronto do dia 2 de agosto, pela então final da Terceira Divisão. Do outro lado da chave, Fonte Nova e Tiradentes definiriam o segundo acesso.

No último dia 7 de outubro, Pedreira superou o Amazônia em disputa por pênaltis, enquanto o Fonte Nova levou a melhor no placar agregado contra o Tiradentes e garantiram as duas vagas no Grupo B da Segunda Divisão, ao lado de Izabelense e União Paraense, que já se enfrentaram duas vezes e aguardam a definição do título da Terceira Divisão para realizar os jogos restantes.

Programada para esta sexta-feira, dia 11, a final entre Pedreira e Fonte Nova não aconteceu. O Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD/PA) pediu a suspensão da partida. O motivo foi um pedido do Amazônia, que alegou a escalação de três jogadores do Pedreira de forma irregular. Eles teriam sido inscritos fora do prazo de 48h antes das partidas semifinais.

O TJD/PA deferiu o pedido para suspender o jogo que definiria o título da Terceira Divisão. A Federação Paraense de Futebol comunicou que respeita a decisão do TJD/PA e aguarda o julgamento para definir o futuro das duas competições.

Com a nova indefinição na Terceira Divisão, o Grupo B da Segunda Divisão segue com apenas dois jogos realizados. Izabelense e União Paraense ainda terão quatro jogos para fazer, enquanto que a dupla que conquistar o acesso precisará jogar seis partidas. Nos outros três grupos a competição já está na última rodada da primeira fase. (GE/PA)