Colabore com o blog. Pix 94 991936270
O Dia dos Povos Indígenas é celebrado no dia 19 de abril, como um marco da luta e reivindicações. A data foi criada em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas. Décadas depois surgiu o primeiro time de futebol profissional criado por indígenas.
Em 2007, o povo Kyikatejê-Gavião, do município de Bom Jesus do Tocantins, no Pará, adquiriu os direitos do Castanheira Esporte Clube, um time amador da cidade vizinha Marabá. No ano seguinte, já com o nome de Gavião Kyikatejê, veio o título da Liga Marabaense, o que trouxe ambição para buscar a profissionalização, em 2009.
A realidade do Gavião hoje é sempre na expectativa de continuar no cenário do futebol, buscar a primeira divisão, ter as categorias sub-15, sub-17, sub-20 e feminino. Estamos trabalhando para alcançar essa meta. Nosso objetivo é esse dentro do futebol, não só com o Gavião, mas com os indígenas. O Gavião é uma vitrine.
Foram quatro temporadas disputando a segunda divisão do Campeonato Paraense, até que em 2013 veio o acesso à elite estadual, conquistando o vice-campeonato. Na primeira temporada, o time estreou contra o Paysandu, com derrota por 2 a 1, na Curuzu. Foram dois anos na Série A do Parazão, sendo rebaixado em 2015.
O Gavião não parou. Seguiu competindo na divisão de acesso até voltar pra elite em 2020, mas foi um bate e volta. Todo esse tempo o clube vem sendo comandado pelo cacique Jakure Pepkrakte, o Zeca Gavião. O time aguarda o início da Segundinha do Parazão, no segundo semestre de 2024. (Por Bruno Amâncio e Luiz Gustavo — Belém)