Anuncie onde todo mundo vê! 94 991936270
O certame maranhense de 2026 vai começar no dia 11 de janeiro, com uma fórmula mais enxuta e apenas sete rodadas datas na primeira fase. Assim, os times fazem jogos apenas de ida na etapa classificatória.
São oito equipes na disputa, sendo cinco da Grande Ilha: MAC (atual campeão), Moto Club, Sampaio Corrêa, IAPE e Luminense, atual campeão da Série B. Tem ainda os três do interior: ITZ Sport (vice da Série B) e Imperatriz (vice da Série A de 2025), ambos de Imperatriz, e o Tuntum.
Os quatro primeiros avançam às semifinais, que terão jogos de ida e volta. O quinto colocado permanece na zona neutra — não se classifica e nem disputa permanência. Já o sexto e sétimo colocados disputam um mata-mata de ida e volta e o perdedor será rebaixado para a Série B em 2027. Enquanto que o oitavo colocado será rebaixado diretamente.
Duas vagas na Série D do Brasileiro, três na Copa do Brasil e duas na Copa do Nordeste são as vagas que devem estar em disputa no Estadual de 2026.
Em 2026, o MAC estará na Série C do Brasileiro, enquanto Imperatriz, Iape e Sampaio vão para a Série D. O Moto aguarda o desenrolar de disputas em outras federações para saber se vai também para o Brasileiro. Na Copa do Brasil estarão Maranhão, Imperatriz e Iape. Enquanto que na Copa do Nordeste seguem Maranhão e Imperatriz, como campeão e vice de 2025.
