INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Deputados estaduais de Mato Grosso vão ao STF para tentar reaver área contestada e perdida para o estado do Pará

 Colabore com o blog. Pix 94 991936270



Um não sabia onde a área se localizava e o outro não a conhecia. Entre Mato Grosso e o Pará, um vácuo do tamanho de Sergipe ou de Israel, onde um governo não mandava e o outro não tinha controle. Um litigioso entre os dois estados arrastou-se até 28 de maio de 2020, quando o Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, votou pela manutenção da divisa contestada de Mato Grosso com o Pará.

Com isso os paraenses legalizaram e incorporaram ao seu território 22 mil km². Transcorridos três anos da decisão do STF, na Assembleia Legislativa o presidente da Comissão de Redivisão Territorial dos Municípios e Cidades Ondanir Bortolini Nininho (PSD) tenta por meio de uma ação rescisória derrubar a decisão do STF. 

Nesta quarta-feira, 24, deputados se reuniram em audiência pública na Assembleia para ouvir depoimentos e um relatório elaborado por uma empresa de consultoria. Com base nos números e dados apresentados uma comissão de parlamentares será recebida numa audiência ampliada que o ministro do STF Luís Roberto Barroso concederá no próximo dia 31 para ouvir a argumentação mato-grossense. (Eldorado)